sábado, 30 de março de 2013

sexta-feira, 29 de março de 2013

PROJETO UM PÉ NO FUTURO PRORROGA INSCRIÇÕES ATÉ 07/04

A Diretora do Centro Universitário Anhaguera de Campo Grande Marlucy Ferreira Machado Xavier, informa que as inscrições do Projeto Tutoria Universitária, foi prorrogado até o dia 07 de abril de 2013.

Click na imagem abaixo e faça sua inscrição:

terça-feira, 26 de março de 2013

PAINEL CF 2013

Desenvolvido com todos os estudantes da escola nas disciplinas de Ensino Religioso e Arte um painel com fotos dos jovens como culminância do trabalho sobre a Campanha da Fraternidade 2013.

segunda-feira, 25 de março de 2013

APRESENTAÇÃO PÁSCOA 4º A

Música cantada pelos estudantes do 4º ano A em comemoração à Páscoa.
Click no link abaixo.

sábado, 23 de março de 2013

A Semana Santa é uma data muito antiga que tem o objetivo de celebrar tradicionalmente a Paixão, a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.
Entenda a comemoração dos principais dias da Semana Santa.
No Domingo de Ramos, que abre a Semana Santa, é comemorada a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Nesse dia é tradição ter procissões com os fiéis carregando ramos de palmeira ou oliveira, já que Jesus foi recebido assim em Jerusalém.
A Terça-Feira Santa celebra as sete dores da Virgem Maria, a Nossa Senhora. Nesse dia, os cristãos cumprem promessas por ser considerado um dia de “Penitencia”.
A Quarta-Feira Santa encerra o período chamado de quaresmal. Celebra-se neste dia, em algumas igrejas, a procissão do encontro de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos.
Na Quinta-Feira, que é chamada de Quinta-Feira da Ceia é relembrada a Última Ceia. A Missa de Lava-pés e celebrada nesse dia e é nesta noite, inclusive, que Jesus é interrogado, preso e na Sexta-feira de manhã é açoitado e condenado a morte.
A Sexta-Feira, chamada de Sexta-Feira da Paixão é recordada a Morte do Salvador, pela igreja. As celebrações desse dia envolvem a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz.
No Sábado Santo, que é também conhecido como o Sábado de Aleluia, é um dia de reflexão por ser o dia que antecede o feriado da Páscoa, no calendário do Cristianismo.
O Domingo de Páscoa é dia de encerramento da Semana Santa, já que é o dia em que Jesus ressuscitou. É nesse dia que acontecem as comemorações mais importantes, evidenciando a vida, o amor e toda a misericórdia de Deus para com seus filhos.
Celebremos com fé e piedade os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que a nossa participação nos atos da Semana Santa, nos leve a uma profunda e sincera conversão, para celebrar a Páscoa com o coração purificado.

sexta-feira, 22 de março de 2013

REUNIÃO DE PAIS

Ocorreu dia 21 de abril de 2013 reunião de pais na escola.
Nesta reunião foi definido o estudante que será o delegado no Projeto Comvida na Escola.
A estudantes escolhida foi a Ingrid Passala Vazdo 7º ano A (vespertino).

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

                                                   22  de março - Dia Mundial da Água

História do Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 


Frases sobre o Dia Mundial da Água:
- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.
- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.
- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.
- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.


Você sabia?
- A Unesco estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Fonte:
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

quinta-feira, 21 de março de 2013

ARAUTOS DO EVANGELHO

Apresentação dos Arautos do Evangelho na escola dia 21/03/2013.

E.E. Coração de Maria
&
Arautos do Evangelho
Oferecem:

Projeto Futuro e Vida

       Prezados pais e alunos:
A EE Coração de Maria e a Associação Internacional de Direito Pontifício Arautos do Evangelho convidam os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental para participar do Projeto Futuro & Vida.
            Os Arautos do Evangelho são uma associação de leigos aprovada pelo papa João Paulo II no ano de 2001. Essencialmente constituído por jovens, são eles um conjunto voltado para o futuro, e é especialmente através da música, teatro e esporte que transmitem uma mensagem de alegria e esperança.
            Nossa escola foi contemplada com a iniciativa dos Arautos que, com seu conjunto Musical, abrem uma janela para o futuro, pela via da cultura, a fim de criar um clima de motivação e interesse, integrando a comunidade à escola. “Projeto Futuro & Vida” é uma forma inédita de apoio ao jovem e conta com a participação de alunos de outras escolas nas quais inicialmente foi realizado.
            Resolvendo dar oportunidade aos nossos alunos de conhecer e participar deste projeto, será comunicado o sorteio de bolsas de participação no Centro Juvenil dos Arautos, que constam de 8 (oito) eventos (2 eventos por semana, ao longo de 1 mês, aos sábados e domingos), desenvolvendo atividades em 3 pontos: música (instrumental e coral), teatro e defesa pessoal.
            O ciclo é gratuito, a orientação técnica é dirigida e ministrada por pessoas de comprovada experiência no trabalho com a educação, num ambiente sadio, e de franco diálogo.

Para mais informações:
Tel: 3042-3434

ATIVIDADE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Alunos do 7° ano A usando material concreto para determinar área de sólidos geométricos com faces quadrangulares.
Professora: Elke Penha Benites.

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN


O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) foi criado para reflexão e valorização das pessoas com síndrome de Down. É um dia de discussões sobre a garantia dos direitos de ter uma vida plena e participativa na sociedade.
De acordo com o Ministério da Saúde, de 600 a 800 nascimentos uma criança tem síndrome de Down. Hoje eles fazem parte da sociedade, tem seus direitos respeitados com expectativa de vida muito maior. Podemos vê-los no ensino regular, nas universidades, no mercado de trabalho, nos bares, nas academias, constituindo família, enfim tendo seus direitos de cidadão comum respeitados. 
Mas para seu desenvolvimento, é necessário acompanhá-los desde seu nascimento. A família deverá buscar informações e apoio para proporcionar estimulação e participação na comunidade, não ficando segregado no lar. A estimulação precoce é essencial, quanto mais cedo tiver acesso, melhor será seu desempenho, na família, na sociedade, no trabalho, na escola.
O acesso ao ensino regular, garantido por lei, tem aumentado anualmente. A escola está realizando mudanças reais, rompendo os paradigmas, as barreiras, provocando mudanças na prática educacional. David Blunkett “quando todas as crianças são incluídas como parceiros iguais na comunidade escolar, os benefícios são sentidos por todos”.

Os professores estão buscando atualização em sua formação, mudança em sua prática pedagógica com metodologias diferenciadas para atender as necessidades específicas dos alunos. Segundo Welchmann: "Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender".

Os estudantes com síndrome de Down frequentam atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais, no turno inverso da escolarização, para diminuir a dificuldade de aprendizagem decorrentes da síndrome.

Um dos requisitos principais para o sucesso do desenvolvimento da pessoa com síndrome de down é acreditar em seu potencial, porque acreditar faz a diferença!!!
Vera Lucia Gomes – Coordenadora de Políticas para Educação Especial/SUPED/SED
Fonte:

CURSO GRATUITO DE ROBÓTICA

UFMS oferece curso gratuito de robótica

A Facom/UFMS oferece curso gratuito de Lógica de programação (em C e usando Alice), Robótica e Arduino para alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental.

As inscrições vão até o dia 25/03 e podem ser feitas pelo site:


Maiores informações pelos fones: 3345-7853 / 3345-7455

segunda-feira, 18 de março de 2013

JOGO TRILHA DAS DIVISÕES

ATIVIDADE SOBRE DIVISÕES - JOGO TRILHA DAS DIVISÕES - 4º ANO
Atividade desenvolvida em sala de aula para estimular o raciocínio e o cálculo mental utilizando divisões com resto e sem resto.
Professora: Rosely
Coordenadora de área de matemática: Adriana

quinta-feira, 14 de março de 2013

Releitura da Obra “Paisagem com Boi” – Tarsila do Amaral


Foi desenvolvida na aula de Arte com os 9º anos (A/B), atividades de releituras em diversas linguagens artísticas, a partir da obra Paisagem com Boi, da artista do Modernismo Brasileiro Tarsila do Amaral.
Os estudantes foram divididos em duplas e cada uma delas recebeu um desafio diferente. Entre as linguagens usadas estavam a pintura com guache, colagem de grãos, mosaico com EVA, colagem com tecido, cola colorida, giz de cera sob nanquim, barbante cru sobre papel preto, etc.
Os resultados foram trabalhos muito bem feitos, com participação integral e envolvimento de todos os estudantes.
Parabéns a todos!
Professora de Arte: Eleida da Silva Arce Adamiski

quarta-feira, 13 de março de 2013

HABEMUS PAPAM

Cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, é o novo Papa, Francisco

Ele é o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta da história.
Decisão foi anunciada nesta quarta (13) após dois dias de conclave.



O argentino Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, agora Papa Francisco, nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, ele é um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação. É reconhecido por seus dotes intelectuais e considerado dialogante e moderado, amante do tango e do time de futebol San Lorenzo.
Antes de seguir carreira religiosa, Bergoglio formou-se técnico químico. Escolheu depois o sacerdócio, quase uma década após perder um pulmão por uma doença respiratória e de deixar seus estudos de química, ingressando em um seminário no bairro de Villa Devoto. Em março de 1958, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, congregação religiosa dos jesuítas, fundada no século XVI.
Entre 1967 e 1970, Bergoglio estudou teologia, tendo sido ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969.Em 1963, Bergoglio estudou humanidades no Chile, retornando à Argentina no ano seguinte. Entre 1964 e 1965, foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé. Em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires.
Em menos de quatro anos chegou a liderar a congregação jesuíta local, um cargo que exerceu de 1973 a 1979.
Foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986, e, depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba.
Em 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 1997, ele virou arcebispo titular de Buenos Aires. Atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina de 2005 até 2011.
Foi criado cardeal pelo então Papa João Paulo II em 2001.
Também em 2001, João Paulo II o nomeou primaz da Argentina. Ele ocupou então a presidência da Conferência Episcopal durante dois períodos, até que deixou o posto porque os estatutos o impediam de continuar.
Bergoglio foi na Santa Sé membro da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos; da Congregação para o Clero; da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e a Pontifícia Comissão para a América Latina.
Filho de uma família de classe média com cinco filhos, de pai ferroviário e mãe dona de casa, o novo Papa é pouco inclinado a aceitar convites particulares e tem um "pensamento tático", de acordo com especialistas.
Polêmica na ditadura
A ascensão religiosa de Jorge Mario Bergoglio coincidiu com um dos períodos mais obscuros da Argentina: a ditadura militar que governou o país entre 1976 e 1982. Ele foi acusado de retirar proteção de sua ordem a dois jesuítas que foram sequestrados clandestinamente pelo governo militar por fazerem trabalho social em bairros de extrema pobreza. Ambos os padres sobreviveram a uma prisão de cinco meses.
O caso é relatado no livro "Silêncio", do jornalista Horacio Verbitsky, também presidente da entidade privada defensora dos direitos humanos CELS. A publicação leva em conta muitas manifestações de Orlando Yorio, um dos jesuítas sequestrados, antes de morrer por causas naturais em 2000.
"A história o condena: o mostra como alguém contrário a todas as experiências inovadoras da Igreja e, sobretudo, na época da ditadura, o mostra muito próximo do poder militar", disse há algum tempo o sociólogo Fortunato Mallimacci, ex-decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires.
Os defensores de Bergoglio dizem que não há provas contra ele e que, pelo contrário, o novo Papa ajudou muitos a escapar das Forças Armadas durante os anos de chumbo no seu país.
Preocupação social
No Vaticano, longe de possíveis manchas dos tempos de ditadura, é esperado que o homem silencioso que agora é Papa conduza a estrutura da Igreja Católica com mão de ferro e com uma marcada preocupação social.
Políticos argentinos foram repetidamente alvo da retórica afiada do sacerdote, acusados por ele de não combater a pobreza e preocuparem-se apenas em seguir no poder.
Conhecido por sua simplicidade, Bergoglio vivia sozinho, em um apartamento, no segundo andar do edifício da Cúria, ao lado da Catedral de Buenos Aires, no coração da cidade. A imprensa local lembra hoje que, da janela de seu apartamento, foi testemunha da violência na Praça de Maio durante a crise de dezembro de 2001.
Indignado, ligou para o ministro do Interior para lhe pedir que desse instruções para que os agentes diferenciassem entre ativistas e correntistas que reivindicavam seus direitos.
Em 2004, após a tragédia da boate Cromagnon, percorreu os hospitais da cidade para ajudar as famílias das vítimas .
Pouco amigo de aparições na imprensa, Bergoglio tentou manter um baixo perfil público, costuma usar transporte público e inclusive se confessa na Catedral. Ele foi dos poucos cardeais que, quando chegou a Roma para a eleição do novo papa, não usou veículos oficiais.
O novo papa é um amante dos autores clássicos, gosta de tango e não esconde sua paixão pelo futebol, especialmente pelo San Lorenzo de Almagro – tem uma camisa assinada pelo elenco
'Destruição do plano de Deus'
Em 2010, ele também enfrentou a presidente Cristina Kirchner quando o governo apoiou uma lei para permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo. "Não vamos ser ingênuos: não se trata de uma simples luta política; é uma tentativa de destruição do plano de Deus", disse Bergoglio em carta, dias antes de o projeto ser aprovado pelo Congresso.

sexta-feira, 8 de março de 2013

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO COLEGIADO ESCOLAR

Ocorreu durante o dia 08/03/2013 a eleição do Colegiado Escolar 2013/2016 e esta teve os seguintes eleitos:
PAIS:
Claudiomiro Conti

PROFESSORES:
Cesar Augusto Ferreira da Silva

COORDENAÇÃO:
Maria Cardoso Gai

FUNCIONÁRIOS:
Shirlei Correia dos Santos

ALUNOS:
Ewerton Abreu Batista Chaves

Dia da Mulher


terça-feira, 5 de março de 2013

ELEIÇÃO COLEGIADO ESCOLAR 2013/2016

A eleição para o Colegiado Escolar 2013/2016 irá acontecer dia 08/03/2013 entre as 08:00 e as 17:30.
Os seguimentos que fazem parte desta eleição são profissionais da educação básica (professores e funcionários), pais ou responsáveis e alunos.
A participação de todos é muito importante.

Confira abaixo a relação dos candidatos:

PAIS:
Claudiomiro Conti;
Ricardo de Freitas.

PROFESSORES:
Cesar Augusto Ferreira da Silva;
Eleida da Silva Arce Adamiski.

COORDENAÇÃO:
Maria Claudia Córdova Soares;
Adriana de Oliveira Souza.

FUNCIONÁRIOS:
Aidi Bispo de Araújo;
Shirlei Correia dos Santos.

ALUNOS:
Thaiz Ribeiro Costa - 7º Ano A;
Livia Daniele de Assis Almeida - 7º Ano A;
Gabriel Mateus de Almeida Barbosa - 7º Ano A;
Gabriel Queiroz Marques de Barros - 7º Ano A;
Douglas Fernandes de Luca Couto - 7º Ano A;
Thyago Soares Avelar - 7º Ano A;
Karina Ferreira de Souza – 8º Ano A;
Jenyfer  Maia Vilhalva - 8º Ano A;
Robson Silva – 8º Ano B;
Matheus Bento dos Santos Gonçalves – 8º Ano B;
Julia Fernanda Soares Lima – 8º ano B;
Bruna Gabriely Costa da Silva – 8º Ano B;
Marcus Vinicius do Prado – 8º ano B;
Carlos Henrique Contes Aquino – 8º ano B;
Ana Clara Mendonça Pedroza - 9º Ano A;
Ana Karoline Santos – 9º Ano A;
Ariane Carvalho Ramos – 1º Ano A;
Ana Caroline Soares Lima – 1 ano A;
Larissa Aredes Petini – 1º Ano A;
João Pedro Oliveira Santos – 1º Ano A;
Matheus Leone Lopes – 1º ano A;
Ewerton Abreu Batista Chaves – 1º Ano A;
Ronaldo Ferreira Vidal Junior – 1º Ano C.