O AR QUENTE SOBE NO MEIO DO AR FRIO
No dia 06 de agosto os estudantes do 6º ano participaram da aula prática para discutir o funcionamento dos balões, voo das aves, fumaça, entre outras.
Na experiência da lata verifica-se que, quando se coloca a lamparina, o ar na lata expande, uma parte escapa (pois a lata é aberta) e aquele ar que ficou também será mais leve. Com isso a lata com ar quente sobe na balança e o contrapeso, mais pesado desce.
Na experiência da ventoinha observamos que o ar acima da lamparina expande porque esquenta, fica menos denso e como o ar ao redor é mais frio e mais denso, este ar menos denso irá subir no meio do ar frio. Passando pela ventoinha o ar que sobe a põe para girar.
Nossa experiência explica porque o balão de São João sobe e porque o urubu voa sem bater as asas. No caso do urubu, acontece que durante o dia, devido ao aquecimento pelo sol, sempre em alguns lugares tem ar quente subindo. O urubu sabe reconhecer estas regiões e aproveita para voar durante horas sem bater asas.
MUITO LEGAL ESSA ATIVIDADE! parabéns ao professor e a turma do sexto ano. Eu bem que gostaria de ter visto essa experiência. Da próxima vez me chame.
ResponderExcluirAbraços,