MODELO DE PARTE DA MOLÉCULA DE DNA (ácido desoxirribonucleico)
Esta atividade faz parte do projeto Alimentação e Qualidade de Vida, desenvolvido pela professora de Biologia, o qual integra o projeto de Saúda da Escola Estadual Coração de Maria. No momento inicial desenvolveram-se atividades com textos e filmes que abordavam assuntos como: clonagem, ética, doenças hereditárias, qualidade de vida e saúde. A partir de discussões foram confeccionados relatórios sobre o filme e interpretação de texto sobre clonagem, além de discussões e esclarecimentos sobre o assunto para que os/as alunos/as compreendessem que o estado de saúde depende da qualidade de vida do indivíduo.
No entanto, existem doenças (hereditárias) ou alterações cromossômicas que afetam o desenvolvimento orgânico, e o diagnóstico desse tipo de doença é importante para o/a portador/a receber o atendimento/tratamento adequado melhorando seu estado físico e mental.
Posteriormente, os/as alunos/as do 1º ano A e B desenvolveram modelos de DNA a partir de diversos materiais (madeira, isopor, canudos plásticos, palito de dente, entre outros) demonstrando a estrutura de “dupla hélice” do DNA (bases nitrogenadas, pentose, pontes de hidrogênio e fosfato). A visualização de “modelos concretos” é importante para que os/as alunos/as percebam a existência de estruturas no gene humano que são invisíveis a “olho nu” e que afetam a qualidade de vida do indivíduo, podendo também, interferir no desenvolvimento embrionário, no caso de alteração cromossômica.
Posteriormente, os/as alunos/as do 1º ano A e B desenvolveram modelos de DNA a partir de diversos materiais (madeira, isopor, canudos plásticos, palito de dente, entre outros) demonstrando a estrutura de “dupla hélice” do DNA (bases nitrogenadas, pentose, pontes de hidrogênio e fosfato). A visualização de “modelos concretos” é importante para que os/as alunos/as percebam a existência de estruturas no gene humano que são invisíveis a “olho nu” e que afetam a qualidade de vida do indivíduo, podendo também, interferir no desenvolvimento embrionário, no caso de alteração cromossômica.
Atualmente os/as alunos/as desenvolvem um trabalho escrito sobre alterações cromossômicas em que escolhem uma síndrome para pesquisar e apresentar para a sua turma.
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