O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) foi criado para
reflexão e valorização das pessoas com síndrome de Down. É um dia de discussões
sobre a garantia dos direitos de ter uma vida plena e participativa na
sociedade.
De acordo com o Ministério da Saúde, de
600 a 800 nascimentos uma criança tem síndrome de Down. Hoje eles fazem parte da
sociedade, tem seus direitos respeitados com expectativa de vida muito maior.
Podemos vê-los no ensino regular, nas universidades, no mercado de trabalho, nos
bares, nas academias, constituindo família, enfim tendo seus direitos de cidadão
comum respeitados.
Mas para seu desenvolvimento, é necessário acompanhá-los desde seu
nascimento. A família deverá buscar informações e apoio para proporcionar
estimulação e participação na comunidade, não ficando segregado no lar. A
estimulação precoce é essencial, quanto mais cedo tiver acesso, melhor será seu
desempenho, na família, na sociedade, no trabalho, na escola.
O acesso
ao ensino regular, garantido por lei, tem aumentado anualmente. A escola está
realizando mudanças
reais, rompendo os paradigmas, as barreiras, provocando mudanças na prática
educacional. David
Blunkett “quando todas as crianças são incluídas como parceiros iguais na
comunidade escolar, os benefícios são sentidos por
todos”.
Os
professores estão buscando atualização em sua formação, mudança em sua prática
pedagógica com
metodologias diferenciadas para atender as necessidades específicas dos alunos.
Segundo
Welchmann: "Se uma
criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da
maneira que ela pode aprender".
Os estudantes com síndrome de Down frequentam atendimento
educacional especializado em sala de recursos multifuncionais, no turno inverso
da escolarização, para diminuir a dificuldade de aprendizagem decorrentes da
síndrome.
Um dos requisitos principais para o sucesso do desenvolvimento da
pessoa com síndrome de down é acreditar em seu potencial, porque acreditar faz
a diferença!!!
Vera Lucia Gomes – Coordenadora de Políticas para Educação
Especial/SUPED/SED
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