quinta-feira, 21 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN


O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) foi criado para reflexão e valorização das pessoas com síndrome de Down. É um dia de discussões sobre a garantia dos direitos de ter uma vida plena e participativa na sociedade.
De acordo com o Ministério da Saúde, de 600 a 800 nascimentos uma criança tem síndrome de Down. Hoje eles fazem parte da sociedade, tem seus direitos respeitados com expectativa de vida muito maior. Podemos vê-los no ensino regular, nas universidades, no mercado de trabalho, nos bares, nas academias, constituindo família, enfim tendo seus direitos de cidadão comum respeitados. 
Mas para seu desenvolvimento, é necessário acompanhá-los desde seu nascimento. A família deverá buscar informações e apoio para proporcionar estimulação e participação na comunidade, não ficando segregado no lar. A estimulação precoce é essencial, quanto mais cedo tiver acesso, melhor será seu desempenho, na família, na sociedade, no trabalho, na escola.
O acesso ao ensino regular, garantido por lei, tem aumentado anualmente. A escola está realizando mudanças reais, rompendo os paradigmas, as barreiras, provocando mudanças na prática educacional. David Blunkett “quando todas as crianças são incluídas como parceiros iguais na comunidade escolar, os benefícios são sentidos por todos”.

Os professores estão buscando atualização em sua formação, mudança em sua prática pedagógica com metodologias diferenciadas para atender as necessidades específicas dos alunos. Segundo Welchmann: "Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender".

Os estudantes com síndrome de Down frequentam atendimento educacional especializado em sala de recursos multifuncionais, no turno inverso da escolarização, para diminuir a dificuldade de aprendizagem decorrentes da síndrome.

Um dos requisitos principais para o sucesso do desenvolvimento da pessoa com síndrome de down é acreditar em seu potencial, porque acreditar faz a diferença!!!
Vera Lucia Gomes – Coordenadora de Políticas para Educação Especial/SUPED/SED
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Agora deixe seu comentário.
Volte sempre.