quinta-feira, 30 de maio de 2013

CORPUS CHRISTI


Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.
A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

terça-feira, 28 de maio de 2013

VISITA DO VEREADOR EDUARDO ROMERO

O vereador Eduardo Romero esteve em nossa escola na manhã do dia 28/05 fazendo uma visita ao jardim e a horta, iniciativas do projeto de meio ambiente desenvolvidos este ano.
O vereador colocou-se a disposição para ajudar no andamento do referido projeto.
A escola agradece a visita e contará sim com vosso apoio.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

VÍDEO DA APRESENTAÇÃO À NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Veja o vídeo da apresentação realizada na escola em honra à Nossa Senhora Auxiliadora.



APRESENTAÇÃO DA FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Veja  como foi linda a apresentação em honra à Nossa Senhora Auxiliadora.

RESULTADO FINAL DAS DECORAÇÕES

Confira o resultado final das decorações feitas em honra à Nossa Senhora Auxiliadora.

DIA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

24 de maio, dia de Nossa Senhora Auxiliadora


A DEVOÇÃO A MARIA AUXILIADORA
A devoção a Nossa Senhora Auxiliadora, tem seu começo em datas muito remotas, nascida no coração de pessoas piedosas que espalharam ao seu redor a devoção mariana. Assim a Mãe de Deus foi sempre conhecida como condutora da felicidade de todo ser humano. E Maria, sempre esteve junto ao povo, sobretudo do povo simples que não sofre as complicações que contornam e desfazem, muitas vezes, a vida humana, mas que é levado pelas emoções e certezas apontadas pela simplicidade do coração.
Em 1476, o Papa Sisto IV deu o nome de “Nossa Senhora do Bom Auxílio” a uma imagem do século XIV-XV, que havia sido colocada em uma Capelinha, onde ele se refugiou, surpreendido durante o caminho, com um perigoso temporal. A imagem tem um aspecto muito sereno, e o símbolo do ‘auxílio’ é representado pela meiguice do Menino segurando o manto da Mãe.
Com o correr dos anos, entre 1612 e 1620, a devoção mariana cresceu, graças aos Barnabitas, em torno de uma pequena tela de autoria de Scipione Pulzone, representando aspectos de doçura, de abandono confiante, de segurança entre o Menino e sua santa Mãe. A imagem ficou conhecida como “Mãe da Divina Providência”. Esta imagem tornou-se como que meta para as peregrinações de muitos devotos e também para muitos Papas e até mesmo para João Paulo II. Devido ao movimento cristão em busca dos favores e bênçãos de Nossa Senhora e de seu Filho, o Papa Gregório XVI, em 1837, deu-lhe o nome de “AUXILIADORA DOS CRISTÃOS”. O Papa Pio IX, há pouco tempo eleito, também se inscreveu no movimento e diante desta bela imagem, ele celebrou a Missa de agradecimento pela sua volta do exílio de Gaeta.
Mais tarde também foi criada a ‘Pia União de Maria Auxiliadora’, com raízes em um bonito quadro alemão.
E chega o ano de 1815:  Nasce aquele que será o grande admirador, grande filho, grande devoto da Mãe de Deus e propagador da devoção a Maria Auxiliadora, o Santo dos jovens: SÃO JOÃO BOSCO. Neste ano era também celebrado o Congresso de Viena e foi a época em que, com a queda do Império Napoleônico, começa a Reestruturação  Européia com restabelecimento dos reinos nacionais e das suas monarquias dinásticas 
Em 1817, o Papa Pio VII benzeu uma tela de Santa Maria e conferiu-lhe o título de “MARIA AUXILIUM CHRISTIANORUM”.
Os anos foram se sucedendo e o rei Carlo Alberto, foi a cabeça do movimento em prol da unificação da Itália, e ao mesmo tempo, os atritos entre Igreja e Estado, deram lugar a uma forte sensibilização política, com atitudes suspeitas para com a Igreja. E como não podia deixar de ser, Dom Bosco, lutador e defensor insigne da Igreja de Cristo, ficou sendo mira forte do governo e foi até obrigado a fugir de alguns atentados. Sim, tinha de fato inimigos que não viam bem sua postura positiva a favor da Igreja e nem tão pouco a emancipação da classe pobre, defendida tenazmente pelo Santo.
Pio IX, então cabeça da Igreja, manifestou-se logo a favor de uma devoção pessoal para com a Auxiliadora e quando este sofrido Pontífice esteve no exílio, o nosso Santo lhe enviou 35 francos, recolhidos entre seus jovens do oratório. O Papa ficou profundamente comovido com esta atitude e conservou uma grande lembrança deste gesto de afeto de D.Bosco e da generosidade dos rapazes pobres.
E continuam muitas lutas políticas, desavenças, lutas e rixas entre Igreja e Estado.  Mas a 24 de maio, em Roma, o Papa Pio IX preside uma grandiosa celebração em honra de Maria Auxiliadora, na Igreja de Santa Maria.  E em 1862, houve uma grandiosa organização especificamente para obter da Auxiliadora, a proteção para o Papa diante das perseguições políticas que ferviam cada vez mais, em detrimento para a Igreja de Jesus Cristo.
Nestes momentos particularmente críticos, entre 1860-1862 para a Igreja, vemos que D.Bosco toma uma opção definitiva pela AUXILIADORA, título este que ele decide concentrar a devoção mariana por ele oferecida ao povo. E justamente em 1862, ele tem o “Sonho das Duas Colunas” e no ano seguinte seus primeiros acenos para a construção do célebre e grandioso Santuário de Maria Auxiliadora. E esta devoção à Mãe de Deus, desde então se expandiu imediata e amplamente.
Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Pode-se afirmar que a invocação de Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco. Ficou tão conhecido o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora a ponto de Ela ser conhecida também como a "Virgem de Dom Bosco".
Escreveu o santo: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso".

quinta-feira, 23 de maio de 2013

RETIRO PROFESSORES

Realizado no Instituto Imaculada, o  retiro anual dos professores da escola.

PREPARAÇÃO PARA FESTA II

Confira mais fotos da preparação para a festa de Nossa Senhora Auxiliadora.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

PREPARAÇÃO PARA A FESTA À NOSSA SENHORA SENHORA AUXILIADORA

Confira algumas fotos que mostram toda a comunidade escolar preparando ambientes, organizando apresentações e realizando tudo o que é necessário para que a festa em honra à Nossa Senhora Auxiliadora possa ser linda.


PROPRIEDADES DO AR

Atividade desenvolvida pelo 4º ano A sobre as propriedades do ar.


quarta-feira, 15 de maio de 2013

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Ocorreu dia 11 de maio ao longo de todo o dia uma oficina de Língua Portuguesa oferecida aos professores. Foi realizada por uma equipe da UFMS (Universidade Federal da Mato Grosso do Sul) que desenvolverá um projeto com os estudantes na escola ao longo do ano.


terça-feira, 14 de maio de 2013

LUZ E SOMBRA


Atividade de Luz e Sombra – 4º ano do Ensino Fundamental
Em nossa sociedade, vivenciamos a noite, o escuro e a sombra como elementos misteriosos e sombrios. É comum também que as crianças experimentem sensações de medo diante de ambientes sem luz. Mas, afinal, o que é a luz? Quais as possibilidades de criação a partir dela? Como as crianças percebem as diferentes situações luminosas? Pensar o desenho e a imagem como um todo é justamente pensar a luz. Neste plano de aula, o desenho e a fala dos alunos, são registros que demonstram como são variadas as possibilidades de trabalhar o tema e refletir sobre ele na escola, com o intuito de educar o olhar e a observação dos alunos do 4º ano.
Foi desenvolvido nas aulas de Arte atividades de Luz e Sombra onde os alunos observaram as projeções luminosas e penumbra e desenhavam os sólidos geométricos que estavam colocados a sua frente.
Os desenhos foram feitos no caderno da disciplina e este projeto continuará em andamento ao longo do 2º bimestre.
Eleida S. Arce Adamiski
(Professora de Arte)

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO

terça-feira, 7 de maio de 2013

REGULAMENTO DA FESTA À NOSSA SENHORA AUXILIADORA 2013

Confira aqui o regulamento da Festa em honra à Nossa Senhora Auxiliadora 2013.
Clique na imagem.


Clique na imagem abaixo e veja:
Nossos modelos de vida.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

CURSO TÉCNICO EM SERVIÇOS JURÍDICOS

SED oferece curso técnico em Serviços Jurídicos para estudantes do ensino médio e egressos desta etapa

A Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul, oferece, de maneira inédita no Estado, o curso de Técnico em Serviços Jurídicos. A iniciativa pretende formar profissionais que estejam aptos a executar serviços de suporte e apoio técnico-administrativo a escritórios de advocacia, de auditoria jurídica, recursos humanos e departamentos administrativos, bem como cumprir as determinações legais atribuídas a cartórios judiciais e extrajudiciais, executando procedimentos e registros cabíveis, gerenciar arquivo de processos, documentos e prestar atendimento ao público.
O curso é reconhecido pelo MEC e possui duração de um ano. Os interessados em participar devem realizar a inscrição no site www.matriculadigital.ms.gov.br.
O processo seletivo será realizado no dia 13 de maio. As aulas estão programadas para iniciar em 20 de maio, na Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, Rua Yokoama, 146, bairro Panamá, Campo Grande.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3314-7050 e (67) 3314-7078, pelo e-mail  tec.jurms@gmail.com ou ainda na página do curso no Facebook.
Datas:
Pré- Matricula: 26/4 até 12/5
Processo Seletivo: 13/05
Matrícula - Primeira Chamada: 14/5 até 16/5
Matricula - Segunda Chamada: 17/5
Início das Aulas: 20/5

quarta-feira, 1 de maio de 2013

DIA DO TRABALHO


Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.